Seu Curiculum Vitae

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Saiba a Importância dos Idiomas

Por João Carlos

Parece que não nos damos conta do grau de importância quando mencionamos o idioma no currículo : inglês fluente, espanhol fluente. Ocorre que não mencionar o nível de conhecimento desses outros idiomas pode se tornar um erro grave, ou até mesmo em sérios transtornos.

Os cursos feitos no exterior são extremamente importantes. Os trainees que fizeram intercâmbio e trabalharam entregando pizza, limpando piscinas, ou qualquer atividade do tipo ganham ainda mais crédito. Por isso não tenha vergonha de dizer como foi sua vida lá fora.

Lembre-se: não vale a pena enganar. Você pode ser surpreendido com um teste cara a cara e se dar mal. Aliás, se descobrirem qualquer falcatrua no seu currículo você será dispensado na hora.

O critério é o seguinte: ou você sabe falar fluentemente um outro idioma, ou não sabe. É melhor você falar que seu espanhol é apenas básico, ao invés de dizer que sabe se virar muito bem. Ou você tem um inglês avançado, ou seja, conversa, lê e escreve normalmente, ou tem inglês de turista. Portanto, cuidado ao colocar no currículo que seu inglês é fluente. Nunca deixe de explicar esse grau de fluência, sim porque muitas empresas exigem apenas que o candidato tenha um inglês intermediário, principalmente para leitura de e-mails, relatórios, etc...

Importante mesmo é ser objetivo, sincero consigo mesmo e não enganar. Reflita, atualmente você sabe que não vai longe sem inglês e espanhol e no futuro até sem mandarim (da China), então procure investir em um bom curso, mas não esqueça que precisa gostar de aprender o idioma, porque obrigatoriamente estará envolvido com a cultura do país de origem.

João Carlos é Economista e Administrador de empresas, com especialização em Finanças e Planejamento Estratégico pela USP, FGV e Universidade de Boston Mass. U.S.A.